RESISTÊNCIA À INSULINA: CAUSAS, SINAIS, SINTOMAS, EXAMES E TRATAMENTO

Avalie sua glicemia com um monitor contínuo de glicose (CGM) e compare-os com seus hábitos no aplicativo Veri, que fornece uma plataforma útil para identificar melhor os padrões, ajudando-o a corrigir comportamentos prejudiciais à saúde.
Desconto para compra do CGM e acesso do Veri na Europa ou EUA:
https://www.veri.co/shop?_from=andreia14&refc=ANDREIATORRES20

➤ Mais sobre o tema:
https://andreiatorres.com/search?q=insulina

➤ CURSOS ONLINE:
– Prevenção e tratamento do diabetes: https://bit.ly/diabetes-at
– Estratégias de emagrecimento: https://bit.ly/emagrecimento-at
– Dieta cetogênica passo a passo: https://bit.ly/cetogenica-at
– Fitoterapia: https://andreiatorres.com/cursos-online/fitoterapia

➤ AVISO

Os materiais disponibilizados no blog, facebook, twitter ou youtube não substituem aconselhamento individualizado, nem tratamentos adequados para seu caso. As dicas de saúde possuem finalidades puramente educacionais e não devem ser usadas em substituição aos cuidados propostos por seu nutricionista, médico ou outros profissionais de saúde.

➤ APRENDA MAIS SOBRE O CÉREBRO: https://t21.video

👉 Consultorias e palestras: http://AndreiaTorres.com/consultoria​
👉 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/draandreiatorres/​
👉 FACEBOOK: https://www.facebook.com/dicasdanutricionista
👉 LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/andreiatorres

[📝] Meu blog:
http://andreiatorres.com/blog​​​​​​​​

[💻] Cursos online:
https://andreiatorres.com/cursos​​​​​…​

➤ BIOGRAFIA

Andreia Torres nasceu no Rio de Janeiro mas morou quase toda a vida em Brasília, onde fez graduação, especializações, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Trabalhou por mais de 10 anos em sua clínica e dando aula em faculdades e universidades. Em 2015 foi aos Estados Unidos pesquisar em Harvard e vive atualmente em Portugal. Para contratar consultorias ou comprar algum de seus cursos acesse: www.AndreiaTorres.com.br

➤ Assine a área de membros e ajude o canal a crescer:
https://www.youtube.com/channel/UC81fUuO3oGR-ju7tEAuyNPA/join
Video Rating: / 5

A resistência à insulina é a incapacidade das células responderem normalmente ao hormônio insulina, sendo assim, a insulina não consegue exercer adequadamente suas funções fisiológicas.

Um dos mecanismos fisiológicos ligados a resistência à insulina é o aumento da gordura abdominal, pois eleva a produção de interferon-γ que ativa macrófagos teciduais e induzem a secreção de citocinas inflamatórias como a resistina.

A resistina leva a diversas alterações moleculares que impactam na resistência à insulina como o aumento da produção do fator de necrose tumoral alfa, proteína quimioatraente de monócitos e redução da AMPK (proteína que eleva a oxidação de gorduras).

Na resistência à insulina, o excesso de insulina circulante aumenta a estimulação simpática, a vasoconstrição, promove maior reabsorção de sódio e água pelos túbulos renais e ductos coletores, e dessa maneira, leva à hipertensão.

Também pode ocorrer uma menor fibrinólise, ou seja, a quebra dos coágulos está prejudicada, o que pode elevar o risco de infarto e AVC.

Temos também aumento da inflamação devido a maior atividade do Fator Nuclear Kappa B (NF-κB) e da enzima ciclo-oxigenasse, que reduzem a atividade da lipase lipoproteica e aumenta os ácidos graxos livres circulantes.

A elevação de ácidos graxos livres impacta no aumento de diacilglicerol e ceramida que ativam proteínas de serina/treonina quinase levando a inibição do receptor de insulina e consequentemente menor ativação do GLUT-4 (transportador de glicose), o que leva a resistência à insulina e diabetes.

Esse quadro pode ser modificado pelo treinamento prescrito adequadamente. Mas, não é fazer qualquer coisa, e sim, promover repercussões fisiológicas de aumento da expressão de receptores de insulina, GLUT-4, de citocinas anti-inflamatórias como interleucina-10 e adiponectina, hipertrofia, entre outras.

A alimentação também é imprescindível, desde que seja bem prescrita, pois se vier àquela frase tosca “basta ingerir menos e gastar mais”, dai não adianta, pois esse olhar pequeno não resolve. Ainda bem, pois se bastasse ingerir menos e gastar mais não seria necessário existir nutricionistas.

24 comentarios

  1. zinharts biscuit

    melhor explicação que encontrei. Excelente vídeo

  2. Unhas Mundiais

    tenho resistência à insulina desde criança, desde os 8 anos lutando contra a obesidade.

  3. Johnny Santos

    Obrigado prof. Doutor; Raphael muito dinâmico essa explicação..

  4. Renata Maria Lopes Bortoluzzi

    Excelente explicação, melhor impossível! Muito esclarecedor! Parabéns!

  5. Gabriela Araújo

    Incrível sua aula! Sou enfermeira e resgatei muitos dos conceitos de fisiologia, além de achar uma ótima explicação sobre o que ocorre na resistência insulínica. Tenho sop e preciso controlar meu metabolismo com alimentação. Tb estou estudando a possibilidade de introdução da metformina.

  6. Natália Geraldini Sabat

    e qual o treinamento e dieta? não entendi

  7. Marisa C.L.

    Olá, estou a ouvi-lo pela primeira vez há cerca de 18 horas. Estou perplexa com o seu conteúdo. Estou neste momento a tirar uma segunda licenciatura, que é nutrição. No entanto, ando desanimada com as cadeiras e matéria dada. Não percebo nada! Por mero acaso á procura de explicações encontrei ontem o seu canal. Céus…você sabe imenso! Parabéns e obrigada, vou continuar a ouvir os seus videos. Cumprimentos de Portugal

  8. Mariana Anselmo

    Se começar a tomar metformina sempre vamos precisar desse remédio?

  9. Mariana Anselmo

    Se começar a tomar metformina sempre vamos precisar desse remédio?

  10. Mariana Anselmo

    Se começar a tomar metformina sempre vamos precisar desse remédio?

  11. IRLAN BARBOSA KARATE

    Se o aluno já está com um processo altamente inflamatório, como vou fazer exercícios de alta intensidade ou de resistência para depletar glicogênio!? Só iria aumentar ainda mais o processo inflamatório. Não seria melhor trabalhar na zona lipolítica de moderada intensidade? para não aumentar ainda mais esse processo inflamatório advindo da gordura? @Irlan.Barbosa.Personal

  12. Vivi Plassmann

    Nossa Prof. Raphael, como você consegue gravar tudo isso. Eu fico estasiada com o teu conhecimento. Suas aulas são maravilhosas. Que Papai do Céu continue te abençoando com saúde e vida abundante. Parabéns pela sua dedicação e disposição de nos servir com seus conhecimento. Gratidão !!

  13. Roberto Arbo

    Que vídeo ótimo. Estou lutando contra esse problema. Obrigado pelas informações 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  14. T.A.R.S MGTOW Comedor de buraco negro

    Estou pré diabético, já perdi 10kg tô tomando methformina e fazendo aeróbio com bicicleta ergometrica junto com dieta cetogenica espero perder mais 10 e fazer o exame de novo pra ver se baixa minha taxa, e tirar essa barriga de ponchete

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *